segunda-feira, 24 de novembro de 2014

POR QUE DEVEMOS FICAR LONGE DOS CONSERVADORES

Há uma discussão em voga no Thoughts on Liberty e no Cato Unbound sobre se o fusionismo, ou a aliança entre conservadores e libertários, é efetivamente boa para a liberdade. Eu não sou um fusionista, mas se existe algo que posso conceder aos libertários fusionistas, é que uma disputa sectária interna entre libertários e conservadores realmente compromete o sucesso das ideias de liberdade.


A questão é que não estou focando no curto prazo. Eu não sou a favor de sacrificar a liberdade futura em prol da eleição atual. O fusionismo faz isso de duas formas. Primeiro, o processo político em si coage as pessoas; se o seu objetivo é maior liberdade, chegar lá através da força não parece a forma correta. Segundo, o fusionismo faz com que as ideias de livre mercado estejam alinhadas com a tirania pessoal na mente das pessoas. Enquanto a repressão social continua a perder popularidade entre os jovens, nós não queremos que a liberdade econômica seja prejudicada por isso.

A política é agressão. A maioria das pessoas considera tal fato como reminiscência de um anarco-capitalismo. E, de certa forma, eu não os culpo.

Nós nascemos fazendo parte de estados. Nós aprendemos a usar os processos políticos para tentar afirmar algum controle sobre nossas próprias vidas, e se temos êxito, acabamos controlando as vidas de outrem no processo. Nós chamamos isso de “democracia” e, pelo que sabemos, é a forma menos terrível de coerção governamental.

Mas o que a democracia significa, em última instância, é que mudar as coisas através do processo político requer controlar outrem por meio dos votos. Contudo, a liberdade é o contrário do controle.

Isso é o quero dizer quando digo que estou focando no longo prazo. Eu não me vendo para coagir pessoas de maneira a alcançar meus objetivos, não importando quão louváveis possam ser.

A outra razão pela qual eu não sou um fusionista é que a demografia muda. Novas gerações possuem visões que diferem das de seus antepassados. A atual direita é formada principalmente por pessoas velhas cujas visões nas chamadas “questões sociais” não rimam com as visões sustentadas pelas novas gerações.

Os conservadores têm saudades de um tempo quando a desigualdade de gênero era mais severa (e agora chamam tal período de “feminismo liberal”) e um tempo quando os gays não podiam se casar. Os conservadores não querem ver progresso na legalização das drogas, na prostituição e até mesmo na imigração. Isso significa o governo chegando e dizendo às pessoas como suas propriedades são taxadas, o que elas podem “colocar” em seus corpos, como podem usar seus corpos e se podem ou não se moverem livremente. Isso não é liberdade, e os jovens sabem disso.

O problema com o fusionismo é que faz com defensores de livre mercado alinhem-se com as posições que estão rapidamente saindo de moda. Ok, você vencerá as eleições hoje. Mas os jovens agora rejeitam a liberdade econômica ligada à repressão social, o que é um problema crescente para o progresso do livre mercado.
Por: Cathy Reisenwitz, uma escritora e comentarista política. Ela comanda o "Sex and the State" e escreve regularmente para a revista Doublethink bem como para o Thoughts on Liberty.
Tradução de Matheus Pacini. Revisão de Adriel Santana. | Artigo original

Nenhum comentário: