segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A VIRTUDE DE SER UM COMERCIANTE E UM HERÓI DA ECONOMIA


Há heróis anônimos que passam por nossas vidas. Nós nem sempre notamos, mas eles estão lá. São pessoas dispostas a mudar o mundo, são pessoas que se arriscam dia após dia buscando seus sonhos na incerteza no mercado: são os comerciantes “informais”.

Todos os dias esses heróis estão ao nosso redor. Pare por um segundo no meio de um ponto central de sua cidade, o que você vê? Na esquina está uma senhora que vende vegetais, ao lado está um jovem vendedor de jornais que se levanta às quatro horas da manhã para distribuir as notícias do dia. Abaixo do edifício à frente está um engraxate tentando ganhar alguns centavos. Na nossa frente passa uma senhora idosa vendendo bilhetes de loteria. Lembremos também do homem que nos vende bebidas e do que sai com sua bicicleta vendendo alimentos que levou toda a madrugada para apanhar. Eles são muitos, certo? É maravilhoso que sejam muitos porque nossa vida não seria a mesma sem eles.

São heróis da economia, porque estão sempre lutando para chegar à frente e dormem com a esperança de que o amanhã seja melhor que hoje. Eles estão sempre buscando melhorar a sua situação, e tentam entender e atender às necessidades dos outros.

Qualidades e Habilidades

Mas o que têm em comum todas essas pessoas? Para começar, devemos dizer que são diferentes e cada uma traz algo único, são milhões de pessoas que têm ideias, esperanças e sonhos diferentes para construir um futuro melhor!

Em seguida, temos a conexão que une todos esses indivíduos. Todos diferentes, mas unidos pelo mesmo desejo e coragem de continuar lutando todos os dias. Todos eles são pessoas determinadas a empreender. A coragem os chama para deixar de ser apenas mais um na multidão, e lhes dá a força para serem líderes de uma família, uma casa, uma nação.

Eles não têm medo de cometer erros, porque sabem que isso é parte do caminho, e quando essa hora chega, levantam-se e avançam mais decisivamente que antes. O fracasso não destrói esses empreendedores, porque eles já decidiram o caminho de suas vidas. Permanecem sendo heróis porque as derrotas – como os triunfos- são parte desta vida heroica.

Os heróis na economia de um país

Voltemos à imagem do parque que estava em nossas mentes. São pessoas humildes e dispostas a lutar que encontramos ali, e um país não poderia funcionar sem elas.

A vida diária é baseada em pequenos e grandes empreendedores que querem um nascer do sol melhor todas as manhãs. Eles almejam dar a si mesmos e às suas famílias um futuro melhor e um lugar digno para viver. São pessoas que se levantam muito cedo e vão trabalhar para alimentar seus filhos, para abrigá-los, dar-lhes uma boa educação e uma casa que os faça sentir segurança. Todos estes indivíduos têm uma inspiração que os motiva a ser melhores a cada dia, para trabalhar ou ir buscar um emprego, fazendo-os sentir orgulho de quem são e do que fazem.

Nós não poderíamos realizar muitas de nossas atividades sem essas pessoas que são fonte de inspiração para ir mais longe. São indivíduos anônimos que trabalham para promover seu bem-estar e que contribuem para a riqueza econômica e moral de um país. Todos contribuem para gerar a ordem espontânea do mercado, aumentar o comércio e expandir a divisão do trabalho que faz muito bem a todos os indivíduos.

Menos burocracia e mais liberdade

Essas pessoas ganham a vida pacificamente e são chave muito importante para o bem-estar das nações. Então por que atrapalhá-los? Por que querer destruir os sonhos de milhões de pessoas que só querem despontar? As pessoas têm o direito de ser livres para escolher o caminho que bem entenderem para a felicidade, e as decisões que tomam fazem parte de seu caráter empreendedor e independente. Não é correto que algo ou alguém seja empecilho para a realização de sonhos e esperanças.

Os comerciantes “informais” não precisam que regulamentação excessiva e procedimentos onerosos[*] sejam jogados sobre eles dia após dia; necessitam é de liberdade para levar a cabo os seus projetos de vida. Assim se verá como progridem, uma vez que o desejo de melhorar os impulsionará. E todos esses bons desejos e a coragem desses heróis de lutar por aquilo em que acreditam fará a economia de seus países crescer junto com eles.

Por exemplo, de acordo com o Banco Mundial, no Equador são necessários cerca de 51 dias para abrir um negócio, na Bolívia são necessários 50 e 35 no Paraguai.

Por: Victor Pegoraro
Traduzido por Ana Rachel Gondim  Do site: http://eslibertad.org/2015/11/17/la-virtud-de-ser-un-comerciante/

Nenhum comentário: