sexta-feira, 24 de julho de 2015

O QUE É UM VINHO RESERVA E UM VINHO RESERVADO?

Termos como Reservado, Reserva, Gran Reserva são comuns no mundo do vinho e podem facilmente confundir aos menos familiarizados com a linguagem e o significado adotado neste ambiente.

O que é um vinho Reserva? Em cada país ou região pode ou não existir legislação normatizando tais temas. Na Europa a existência de legislação normatizando este tema é comum, ainda que tenha diferenças entre países. No caso da Espanha, por exemplo, o termo Reserva refere-se a vinhos que têm como regra amadurecer 36 meses, sendo pelo menos 12 destes em barricas de carvalho e outros 24 meses na própria garrafa, até que possam ser liberadas para venda e consumo. 



Já os vinhos Gran Reserva ficam cinco anos na vinícola, sendo dois anos em barricas de carvalho e os outros três anos envelhecendo na garrafa.



Na Itália, outro grande produtor e consumidor de vinhos, existe o termo Riserva, que também é controlado por legislação, onde a regra determina maturação por pelo menos 36 meses antes da liberação para o comércio e consumo.


No Chile, Argentina, Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia e outros países chamados “Novo Mundo” não existe uma legislação bem definida sobre isso. Cada vinícola usa os termos como melhor entender.

O termo Reservado é utilizado principalmente pelas vinícolas Chilenas como uma jogada de marketing para dar um ar de superioridade aos vinhos, que eles não tem. São produtos de entrada, mais frutados, sem que passem pelo processo de amadurecimento, muito menos pela barrica de carvalho.Muito embora possa ser um vinho agradável, não é um grande vinho, daqueles inesquecíveis. Essa estratégia pretende atingir o consumidor menos experiente, que pode imaginar que esses vinhos sejam melhores que outros que não tragam essa mesma designação. Alguns produtores sequer mencionam esses vinhos Reservado em seus sites. 

O termo Reserva, no Chile e na Argentina, refere-se a um vinho que foi produzido com maiores cuidados, desde a seleção das uvas ao processo de vinificação. Grande parte dos exemplares que trazem essa classificação passam por barricas de carvalho, mas isto não é uma regra. Portanto, podemos ter produtos que passaram ou não por barricas, mas, de qualquer forma, indica qualidade superior se comparados aos vinhos Reservados.

Seguindo uma ordem de classificação de qualidade nesses países, podemos dizer que se inicia pelo vinho de entrada que, para a maioria dos produtores, começa pelo Reservado, depois vem o Varietal (vinho produzido com apenas um tipo de uva), o Reserva, Reserva Especial, Gran Reserva, Edição Limitada, dentre outros.

No mundo do vinho não existe certo ou errado, o importante é que cada um escolha o seu vinho de acordo com sua preferência.

- Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons. Cícero

- Toma conselhos com o vinho, mas toma decisões com a água. Benjamin Franklin

- O pobre prefere um copo de vinho a um pão, porque o estômago da miséria necessita mais de ilusões que de alimento. Georges Bernanos

- Do sabor das coisas

Por mais raro que seja,
Ou mais antigo,
Só um vinho é deveras excelente:
Aquele que tu bebes calmamente
Com o teu mais velho
E silencioso amigo...
Mario Quintana

- Tanto quero o pão e o vinho, a realidade e a fantasia, é isso que nos mantém vivos. Cazuza

- Se o vosso médico não acha bom que durmais, que useis vinho ou tal carne, não vos preocupeis: encontrar-vos-ei outro que não será da opinião dele. Michel de Montaigne

- "Os homens se assemelham aos vinhos: a idade estraga os maus e melhora os bons.” Marie Von Ebner-Eschenbach

- Nós aprendemos a reclamar!

A vida nunca está boa o sucifiente.
A escola acabou.
O vinho está quente.
A namorada não é mais a alma gêmea.
A comida podia ser melhor.
O filme de terror não assustou tanto.
O café está amargo.
A paixão se foi.
O serviço não paga bem.
O ônibus está sempre lotado.
A piada não teve graça.
A felicidade sempre bate na porta ao lado, nunca na sua.
A roupa do fulano é mais cara.
O calor só aumenta.
O frio é cada dia mais insuportável.
O carro não é uma mercedes.
A responsabilidade chegou.
O final de semana não foi o que esperava.
A confiança foi embora.
O medo vive na porta ao lado.
A vida nunca está boa o suficiente.
A felicidade esta desproporcional.
A virgula nunca chega ao ponto final.
A vida nunca está boa o sucifiente.

E o que nós fazemos para torná-la diferente? Marco de Carli

Saúde!

Aloysio Tiscoski

Nenhum comentário: