terça-feira, 13 de outubro de 2015

ORGANIZAÇÃO SUSTENTÁVEL

- Se você tem metas para um ano. Plante arroz. Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança. Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente. Confúcio

- Sustentabilidade é equação entre o que você poupa e o que você desperdiça. Luis Nykyson Lisboa Pinheiro

- Empresas amantes do termo sustentabilidade, caso não se reciclem, trairão a sua própria natureza. Marcelo Petter de Vargas

- Sinceramente, acho que sustentabilidade é uma desculpa pra ser pão-duro. Eu, por exemplo, não economizo energia pra salvar o planeta. É pra salvar meu bolso.Tiago Bezerra


Sustentabilidade tornou-se mais recentemente, uma palavra de ordem, um conceito da moda. Entende-se como sustentável a organização que adota parques e praças, cuida do verde, obedece às normas ambientais, que desenvolve posturas ecologicamente corretas, etc..


Ser uma organização sustentável é muito mais do que apenas isto. Cuidar do meio ambiente é apenas um dos requisitos daquilo que se pode chamar de sustentabilidade.


Organização sustentável é aquela concebida, convertida e gerida visando sua perenidade, para que contribua com o pleno desenvolvimento da comunidade na qual está inserida. Que detenha postura ética na relação com todos os agentes envolvidos, lembrando que ética está para o bem e o mal, como a moral está para o certo e o errado.


Também é  promover o desenvolvimento com o menor impacto possível ao meio ambiente.

Uma organização verdadeiramente sustentável tem como premissa atender pelo menos alguns dos itens abaixo relacionados tais como:

1- Utilizar os recursos naturais com parcimônia e na medida da necessidade.

2- Criar um ambiente em que as pessoas possam dar o melhor de si, com perspectivas de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal.

3- Garantir atualização tecnológica na medida da necessidade da organização e de acordo com as normas ambientais visando o uso racional dos recursos.

4- Prover relações justas com os agentes envolvidos com a organização, como fornecedores de produtos e serviços, clientes, órgãos oficiais, consumidores e colaboradores.

5- Proporcionar os resultados financeiros mínimos necessários para os investimentos e retorno aos acionistas. Isto independe ser ser uma organização que visa lucro ou não.

6- Planejar e gerenciar a organização para que possibilite e promova o desenvolvimento das pessoas nela inseridas e com a quais se relaciona.

7- Adotar métodos de governança e modelos participativos que priorizem a transparência das ações e a observância dos procedimentos éticos. Estar de acordo com os regulamentos e normas.

8- Promover um nível elevado de competitividade, afim de garantir a expansão permanente da organização e a melhoria na sua posição como agente do desenvolvimento e do progresso da comunidade em que estiver inserida.

Algumas vantagens podem ser obtidas pelas organizações verdadeiramente sustentáveis, tais como: Redução de custos, melhora na imagem da organização, meio ambiente mais saudável, satisfação dos colaboradores, reconhecimento pela comunidade etc.

Acredito que boa parte dos bons resultados que determinadas organizações tem alcançado decorre da adoção dos princípios abordados de forma  resumida nesse tópico. Afinal, é neste  sentido mais amplo que entendo o conceito de “organização sustentável”.
Por: Aloysio Tiscoski



Nenhum comentário: