terça-feira, 21 de maio de 2013

HIPOCRISIA E CAPITALISMO

O anti-capitalismo é uma religião recente que conta com muitos adeptos de diferentes facções.


Fidel Castro uma vez disse: "Eu acho o capitalismo repugnante. É imundo, grosseiro e alienante [...] pois ele é causa da guerra, da hipocrisia e da competição". O que é mais curioso nessa citação é a aparente inocência pela qual um famoso ditador socialista usa o termo hipocrisia — como se a alternativa socialista ao capitalismo fosse algo além de hipocrisia. Os ditadores socialistas frequentemente afirmam que a liberdade econômica é escravidão; logo em seguida, por meio de uma revolução socialista, eles submetem toda a população a uma verdadeira modalidade de escravidão. O ditador socialista diz: "Eu sou um libertador". Ele culpa o livre mercado pela pobreza e assim o aniquila para que então ele possa disseminar a pobreza em escala quase universal. Um político tal como Castro, prometendo alegria e liberdade, traz, no entanto, o exato oposto daquilo que promete e tem a empáfia de dizer que o capitalismo é o hipócrita.

Considere a velha piada soviética que pergunta: "Camarada, qual é a definição de capitalismo?". A resposta é: "É um sistema onde um homem explora o outro enquanto o socialismo é o oposto". A piada é aplicável a todos os países socialistas. O ditador socialista culpa o livre mercado pelos problemas do mundo. Ele então instaura uma ditadura que controla a economia, os investimentos e as oportunidades. É uma ditadura total, pois o estado toma o controle total. O que poderia ser mais "imundo" e "grosseiro" que isso?

E o que o socialismo causa? Considere as mortes e a destruição causadas pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (v. a obra de R. J. Rumell) ou pelo nacional-socialismo do Partido dos Trabalhadores da Alemanha de Hitler. Não é surpresa saber que, nesse contexto, o então jovem Castro foi um admirador de Hitler que passou seu período escolar com uma cópia do Mein Kampf debaixo do braço. Segundo Augustin Blazquez e Jaums Sutton, Castro foi apelidado de "o louco" por mimetizar "os discursos de Hitler e Mussolini em frente a um espelho, imitando seus maneirismos por horas a fio". Eis que podemos ver a verdadeira ambição de Castro. Ele nunca se importou com a economia. Ele se modelou pelos grandes ditadores. Ele aspirou o poder absoluto. Como socialista demagogo ele diz que o capitalismo é causa da guerra, da pobreza e da alienação. Ele então promete paz, prosperidade e amor fraterno. "A hipocrisia pode se dar ao luxo de ser magnífica em suas promessas", escreveu Edmund Burke, "pois nunca tem a intenção de ir além delas, ou seja, algo que não custa nada [ao hipócrita]".

A definição de hipocrisia dada pelo dicionário online Merriam-Webster é a seguinte: "um fingindo ser o que não é, ou acreditar no que não se faz; especialmente: a falsa suposição de uma aparência de virtude ou religião". Vale a pena salientar que o anti-capitalismo é uma religião recente que conta com muitos adeptos de diferentes facções. Essas facções podem lutar entre si pela soberania do mundo, mas todas elas estão unidas no desejo de desmantelar o capitalismo. Não devemos nos enganar e pensar que há alguma diferença entre o nacional-socialismo e o socialismo internacional (i.e., os comunistas e os islâmicos). São todos inimigos da liberdade. Todos inimigos do capitalismo. Conforme mostrou Ludwig von Mises no seu livro sobre socialismo, "O verdadeiro problema não é quem deveria comandar o aparato totalitário. O verdadeiro problema é se o socialismo irá ou não suplantar a economia de mercado".

Mais de 80 anos atrás, Mises sugeriu que os socialistas eram ingênuos em suas crenças; e ao serem ingênuos, eles não eram hipócritas. Mas após a maciça sucessão de experimentos falhos nas décadas seguintes, podemos constatar que os ditadores socialistas estão longe de serem ingênuos. É difícil aceitar as intenções benevolentes da causa socialista como Mises aceitou quando ele escreveu que eles não iriam conscientemente "destruir a sociedade". Mesmo porque, qual seria a desculpa para acreditar que o socialismo significa a criação de algo além de escravidão? Eles não têm livros de história? Não puderam ver o que aconteceu com todos os países socialistas até então?

Como eles podem alegar ignorância quando a evidência histórica e a ciência econômica nos diz exatamente que, como Mises alertou, “toda política socialista converter-se-á em destrucionismo”. E ainda assim, aqui estamos na segunda década do novo século sendo descritos por Mises com a mesma exatidão de 80 anos atrás. Segundo Mises, “a política socialista emprega dois métodos para alcançar seus propósitos: o primeiro busca diretamente converter a sociedade ao socialismo; o segundo busca apenas indiretamente essa conversão destruindo a ordem social pela qual a propriedade privada é baseada.”

Veja a América hoje. Os socialistas desacreditam o livre mercado. O mercado está recuando área por área enquanto o socialismo avança. Precisamos apenas olhar para o Obamacare para poder ver o que está acontecendo com a indústria de seguros e saúde. “Toda a nossa vida é então entregue ao destrucionismo”, escreveu Mises, “de modo que dificilmente pode se conhecer um campo pelo qual ele ainda não tenha penetrado”.

O capitalismo é acusado dentro das suas dependências de ser hipócrita. Os socialistas deveriam se olhar no espelho.

1.Qual o número de vítimas do comunismo? - http://www.hawaii.edu/powerkills/COM.ART.HTM

2. O antissemitismo de Fidel Castro - http://brookesnews.com/062310castro.html

Por: Jeffrey Nyquist  Publicado no Financial Sense.

Nenhum comentário: