sábado, 10 de maio de 2014

COBERTURA DE GELO MARÍTIMO NA ANTÁRTIDA BATE NOVOS RECORDES

A cobertura de gelo no Ártico segue abaixo da média histórica, mas cientistas estão sim estupefatos com o que vem ocorrendo no Polo Sul, onde o gelo marítimo bate recorde atrás de recorde. Em abril, a cobertura na Antártida alcançou 9 milhões de quilômetros quadrados, batendo a maior marca até então de abril, em 2008, por 320 mil quilômetros quadrados. Os dados são do norte-americano NSIDC. A cobertura de gelo marítimo no Polo Sul no mês passado aumentou, em média, impressionantes 112 mil quilômetros quadrados por dia e o crescimento seguia em ritmo acelerado também agora em maio. 





Onde o gelo supera mais os padrões históricos hoje é no Leste do Mar de Wedeel (no Sul do Atlântico) e numa enorme faixa costeira do continente gelado ao Sul da Austrália e do Oceano Índico. Houve ainda incremento na cobertura agora em abril, segundo o NSIDC, nos mares de Bellingshausen e Amundsen, duas das poucas áreas que tiveram menos gelo no mês de março. 




No geral, a cobertura de gelo marítimo na Antártida e ao seu redor está acima da média por 16 meses seguidos. A causa para este contínuo aumento das anomalias positivas de gelo no Hemisfério Sul nos últimos anos é motivo de grande discussão ainda na comunidade científica internacional, mas a maioria das teses passa pelo regime de vento que se observa na região. Por: Por: Professor Eugenio Hackbart Maio, 09-05-2014 | 11:13 | Categoria: Clima 



Nenhum comentário: