terça-feira, 17 de julho de 2012

INTERNET E DEMOCRACIA


O Grande Problema da Internet e da Democracia 

A internet tem sido aclamada como um grande avanço para a democracia.
De fato, nunca tantos puderam manifestar as suas opiniões, antes seara exclusiva de alguns poucos editorialistas de jornais e colunistas famosos.
Mas eis que surge um problema.
Temos agora opiniões demais, cada um opinando sobre tudo em blogs, twitter e Facebook, e pouco consenso ou progresso de soluções.
A verdade é que não queremos a opinião dos outros.
Eu não quero a sua opinião. O que eu quero é dados novos que eu não tenho que possam mudar a MINHA opinião.
O que eu quero é uma outra forma de analisar o problema que eu não havia pensado ainda e que me faça MUDAR de opinião, já que eu não quero ter opinião errada sobre coisas importantes. 
Se todos fizessem isto, lentamente as nossas "opiniões" se aprimorariam e convergiriam para uma solução de consenso e inteligente.
Mas o que vemos é justamente o contrário.
Opiniões mal construídas, com poucos dados ou até dados falsos, normalmente recheadas de ideologia ou melhor pré-conceitos.
De tantas "opiniões", jamais chegaremos a um consenso e teremos uma solução para os problemas mundiais. 
Vejamos um exemplo.
Fato: 25% Ricos dos americanos mais ricos, ficaram mais pobres de 2007 a 2009.
E, 31% dos mais pobres ficaram mais ricos neste período de somente 3 anos. 

Dist renda 1
Tem mais, os 20% dos mais ricos perderam 18% da sua riqueza nesta crise, o dobro de todas as demais classes sociais.
Nesta toada, daqui 10 anos todos ficarão pobres. 
Mas não é isto que você descobre lendo hoje a internet. 
Um artigo após o outro alerta que os ricos estão ficando mais ricos, e que os 1% precisam ser destruídos. O que provavelmente inclui você caro leitor, infelizmente.
(Se você fez uma faculdade famosa, onde o número de candidatos vaga é de 10 para 1, e somente 10% fazem faculdade, só aí você já é 1 em 100, mesmo sendo o pior da sua turma.)
Obviamente, a soma de milhares de "opiniões" equivocadas pode gerar resultados políticos e econômicos equivocados.
Os ricos em questão, e eu vou mostrar a tabela num próximo post, na sua maioria são pequenos e médios empreendedores com empresas com capital de US$ 300.000 na média, nada espetacular.
Por isto, 25% despencam de posição em 3 anos somente, porque nem toda empresa continua bombando ano após ano.
São estes os 20% mais ricos que criam as empresas e os empregos que precisamos. 
Tirar dos ricos é tirar os US$ 300.000 de capital destas empresas, algo que eu não acho muito inteligente. 
Mas a falta de rigor ético e científico não é o que se encontra na internet.
Pelo contrário. Joseph Stiglitz que mora numa casa de US$ 3 milhões e ganha mais do que US$ 500.000 por ano, se tornou o líder dos contra a má "distribuição" da renda nos Estados Unidos.
E, seu foco são os administradores das 500 maiores empresas que ganham bônus e não os milhares de empreendedores que criam empresas.
Mais uma birra de economista contra administradores que pode gerar enormes consequências sociais. Por: Stephen Kanitz

Nenhum comentário: