domingo, 14 de outubro de 2012

ÔNIBUS ESPACIAL ENDEAVOUR


Após atravessar Los Angeles por terra, ônibus espacial Endeavour chega ao seu destino final

Aposentado pela Nasa, ônibus espacial ficará exposto no museu Califórnia Science Center


Após atravessar Los Angeles por terra, ônibus espacial Endeavour chega ao seu destino final Joe Klamar/AFP
Nave de 85 toneladas foi transportada por terra a pouco mais de 3 quilômetros por horaFoto: Joe Klamar / AFP



Milhares de pessoas acompanharam ao longo do sábado a passagem do ônibus espacial Endeavour, que fez sua última viagem, um trajeto de 19km em dois dias pelas ruas de Los Angeles, que o levou ao museu estatal California Science Center, onde a nave ficará em exposição.

No segundo dia de trajeto, o veículo, capaz de atingir uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora em voo, atravessou as ruas da cidade californiana a 3,2km/h.

A jornada começou com uma celebração pública para homenagear o ônibus espacial, que deixou o aeroporto internacional de Los Angeles ontem e foi transportado por gruas pela interestadual 405, que une o norte ao sul do estado, durante a noite.

— Que visão mais incrível, não? — comentou o diretor do museu, Jeffrey Rudolph, diante de uma multidão reunida na localidade de Inglewood, onde a nave parou por 30 minutos para uma celebração que incluiu discursos, e durante a qual foi ouvida a trilha sonora do filme "Men in Black".

A última parte da viagem não foi fácil: o ônibus espacial, de 85 toneladas, foi montado sobre um suporte de alta tecnologia especialmente desenhado para a ocasião, passando a centímetros de prédios.

Cerca de 400 árvores foram cortadas (o que gerou protestos de moradores), e linhas de transmissão de energia foram desligadas para a passagem do veículo.

O Endeavour, que percorreu mais de 185 milhões de quilômetros em duas décadas, aterrissou no aeroporto internacional de Los Angeles (LAX) há três semanas, acoplado a um Boeing 747 especialmente preparado.

Mark Kelly, comandante do último voo do ônibus espacial, disse à rede de TV CNN esperar que a nave se torne uma inspiração para os futuros astronautas.

— Talvez, algum dia, uma dessas crianças que visitarem o Endeavour no California Science Center se torne a primeira pessoa a caminhar pelo planeta Marte. Isso seria maravilhoso —comentou.

Depois do encerramento do programa de ônibus espaciais da Nasa, no ano passado, várias cidades americanas brigaram para receber alguma das naves. O Enterprise, protótipo que nunca voou ao espaço, está em exposição permanente na pista de pouso do porta-aviões Intrepid, do Museu Aeroespacial de Nova York.

O Centro Espacial Kennedy, em Cabo Cañaveral, Flórida, abrigará o Atlantis, enquanto o Discovery foi levado ao Centro Steven F. Udvar-Hazy, anexo do Museu Nacional do Ar e do Espaço, em Virgínia, perto da capital federal.

Em 30 anos de serviço, dois dos cinco ônibus espaciais ativos da frota foram destruídos em tragédias: o Challenger, em 1986, pouco após o lançamento; e o Columbia, em 2003, durante a reentrada na atmosfera.

Nenhum comentário: